Entre Janeiro e o final de Dezembro de 2014, venderam-se em Portugal 172.390 veículos automóveis, revelam dados da ACAP.

169.026 é o número de automóveis ligeiros comercializados nesse período, 142.827 dos quais correspondem a versões de passageiros. Significa isto que o mercado de ligeiros cresceu 36,2% face a 2013, ou, mais expressivo ainda, 43,9% no que se refere apenas às versões comerciais.

A FLEET MAGAZINE foi a primeira e única publicação a prever, ainda em Junho, um crescimento tão expressivo do mercado automóvel em Portugal. E ainda que os valores por nós calculados se mostrassem demasiado optimistas para muitos intervenientes do setor, ainda assim, as nossas contas pecaram por defeito: falhámos os cálculos por 199 unidades…

Renault volta a liderar vendas

Sem surpresa, a Renault voltou a ser a marca mais vendida em Portugal em 2014.

Peugeot e Volkswagen ocuparam os restantes lugares do pódio, alternando a posição consoante se contabilizem apenas as unidades de passageiros ou se incluam também as vendas dos comerciais.

A forte prestação da Citroen no segmento dos comerciais ligeiros, permitiu à outra marca do grupo PSA ocupar a segunda posição desta categoria e fechar o TOP5 dos veículos ligeiros, logo atrás da Mercedes. BMW, Opel, Toyota, Fiat e Audi ocuparam as posições seguintes.

A quase totalidade das marcas presentes em Portugal vendeu mais do que em 2013. Embora algumas tenham perdido quota de mercado face a 2013, o forte crescimento contabilístico das principais acaba por tornar praticamente irrelevante este facto.

Entre as que venderam menos em 2014, o caso mais evidente é o da Smart. Por razões óbvias: deixou de comercializar o motor a gasóleo e a nova geração, que traz de regresso o Smart Forfour, não chegou a tempo de contrariar a queda das vendas. Com menores vendas face a 2013 estão ainda duas marcas do grupo Fiat: Alfa Romeo e Lancia.

Esta é a tabela completa do comércio de ligeiros em Portugal em Dezembro e na totalidade de 2014.

Todas as marcas que apresentem crescimento inferior a 36,2% perderam quota de mercado, independentemente do aumento percentual das vendas face a 2013.

 

TOTAL DE VEÍCULOS LIGEIROS EM PORTUGAL

– 2014 –

DEZEMBRO DE 2014 JANEIRO A DEZEMBRO DE 2014
  2014 2014 2013 Var. 2014 2013 Variação
Renault 2.101 21.670 16.016 35,3 12,82 12,90 -0,08
Peugeot 1.792 16.893 12.118 39,4 9,99 9,76 0,23
Volkswagen 1.438 16.014 11.932 34,2 9,47 9,61 -0,14
Mercedes 840 11.385 7.955 43,1 6,74 6,41 0,33
Citroën 1.194 11.212 7.701 45,6 6,63 6,20 0,43
BMW 708 10.617 7.629 39,2 6,28 6,15 0,13
Opel 891 10.344 8.076 28,1 6,12 6,51 -0,39
Toyota 1.204 8.327 5.794 43,7 4,93 4,67 0,26
Fiat 566 7.982 6.713 18,9 4,72 5,41 -0,69
Audi 624 7.954 5.975 33,1 4,71 4,81 -0,11
Nissan 745 7.645 4.723 61,9 4,52 3,81 0,72
Ford 785 7.291 5.119 42,4 4,31 4,12 0,19
Seat 450 6.895 3.874 78,0 4,08 3,12 0,96
Dacia 363 3.893 1.984 96,2 2,30 1,60 0,70
Volvo 314 2.677 1.991 34,5 1,58 1,60 -0,02
Kia 181 2.617 1.696 54,3 1,55 1,37 0,18
Skoda 243 2.406 1.762 36,5 1,42 1,42 0,00
Mitsubishi 242 2.265 1.645 37,7 1,34 1,33 0,01
Honda 151 1.800 1.718 4,8 1,06 1,38 -0,32
MINI 156 1.564 1.240 26,1 0,93 1,00 -0,07
Smart 172 1.430 1.566 -8,7 0,85 1,26 -0,42
Hyundai 71 1.104 888 24,3 0,65 0,72 -0,06
Mazda 86 1.092 613 78,1 0,65 0,49 0,15
Alfa Romeo 61 743 779 -4,6 0,44 0,63 -0,19
Land Rover 39 586 497 17,9 0,35 0,40 -0,05
Iveco 56 513 342 50,0 0,30 0,28 0,03
Lancia 21 480 552 -13,0 0,28 0,44 -0,16
Porsche 43 395 273 44,7 0,23 0,22 0,01
Chevrolet 0 358 2.245 -84,1 0,21 1,81 -1,60
Lexus 34 295 156 89,1 0,17 0,13 0,05
Isuzu 32 238 178 33,7 0,14 0,14 0,00
Jaguar 14 168 175 -4,0 0,10 0,14 -0,04
Jeep 5 104 77 35,1 0,06 0,06 0,00
Suzuki 5 25 76 -67,1 0,01 0,06 -0,05
Ferrari 1 15 9 66,7 0,01 0,01 0,00
Maserati 2 13 0 0,01 0,00 0,01
Aston Martin 0 8 14 -42,9 0,00 0,01 -0,01
Bentley 1 4 3 33,3 0,00 0,00 0,00
Dodge 0 3 15 -80,0 0,00 0,01 -0,01
Lamborghini 0 1 1 0,0 0,00 0,00 0,00
Subaru 0 0 2 -100,0 0,00 0,00 0,00
Saab 0 0 1 -100,0 0,00 0,00 0,00
Total 15.631 169.026 124.123 36,2 100,00 100,00